Tapas – O petisco Ibérico

As tapas são uma vasta variedade de aperitivos ou petiscos, sendo tradicionalmente um prato da cozinha espanhola. Poderão ser servidas frias ou quentes, individualmente, ou como acompanhamento de um prato mais completo. Este é um prato concebido especialmente para incentivar à conversação, para aqueles que pretendem passar um bom bocado em boa companhia e sem pressas.

Reconhecidas como um ícone da gastronomia espanhola, as tapas são agora conhecidas nos quatro cantos do mundo, devido ao conceito que as caracterizam. São acima de tudo, petiscos, que desenrolam um espírito de convívio, animação e agradáveis conversas, proporcionando incríveis momentos de prazer.

Pimentos pádron salteados

Pimentos pádron salteados

A sua origem não é conhecida, mas crê-se que poderá ter tido início após a guerra civil espanhola devido ao consequente período de escassez. Poderá ainda ter tido início na idade média, onde a partir da imposição do rei espanhol Alfonso X, “O Sábio”, o vinho apenas poderia ser consumido quando acompanhado por algo de comer, amenizando assim, os efeitos do álcool.

Entre muitas outras versões da sua origem, a verdade é que, bares e restaurantes começaram a servir a bebida na companhia de um aperitivo, como tostas, presuntos, queijos, pimentos, entre outros. Muito mais do que um simples aperitivo ou petisco, este é um costume secular, que tem resistido ao longo do tempo.

Rolinhos de beringela com queijo e espinafres

Rolinhos de beringela com queijo e espinafres

Este costume não atrai apenas o povo espanhol, mas sim pessoas do mundo inteiro que se entregam sem pudor ao prazer se saborear uma, ou várias tapas enquanto desfrutam de uma cerveja, ou vinho.

Em Aveiro poderá encontrar vários restaurantes com uma diversa seleção de petiscos, o Giz Food&Drinks, perto de uma das avenidas mais antigas de Aveiro, a avenida Dr. Lourenço Peixinho, oferece a oportunidade de disfrutar de um ambiente acolhedor, de espirito familiar, para aqueles serões em boa companhia que tanto descreve o que é saborear de uma boa tapa e picar o bom da vida.

Comments are closed